Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROJETOS
Início do conteúdo da página

Projetos

Publicado: Segunda, 17 Mai 2021 15:07 | Última Atualização: Sábado, 29 Julho 2023 00:23

Por meio de projetos como “Prevenção ao Câncer de Boca: de Ponto a Ponto de Vila em Vila da Amazônia”, LIA e de Iniciação Científica (PIBIC) o MASA consegue desenvolver monitoramento dos indicadores de saúde em níveis municipais, estaduais, regionais, nacionais e articula-se com Secretárias de Saúde para alcançar resultados efetivos e maiores impactos no sistema de saúde e na comunidade.

  • Avaliação e monitoramento nos serviços de saúde e no âmbito da gestão em saúde

Descrição: O atual modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) é a vigilância à saúde, preconizando a integração entre ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e recuperação da saúde. É uma ferramenta de transformação dos determinantes de saúde e doença por meio dos pilares intersetorialidade, território e participação popular. Ainda, é potencial para o monitoramento das condições de vida e saúde, reorientação dos serviços de saúde para vencer as desigualdades de cobertura, acesso e qualidade e controle social da informação em saúde. Os sistemas de informação em saúde são instrumentos essenciais de gestão para a avaliação, monitoramento, organização, funcionamento, planejamento das ações de saúde e tomada de decisão. Além disso, podem auxiliar os gestores na reorientação ou manutenção das políticas públicas vigentes. Esta pesquisa visa avaliar as associações entre a condição socioeconômica de diferentes unidades federativas (UF) da Amazônia Legal e os indicadores de saúde.

 

  • INFORMAÇÃO EM SAÚDE: DO PROCESSO DE TRABALHO À GERAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Descrição: Esta pesquisa analisa o processo de trabalho e a geração dos dados de saúde no estado do Pará, desde seus primeiros registros nas unidades de saúde e hospitais universitários até a transferência das informações nacionais. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde dos três níveis de atenção a saúde. Temos a hipótese de que a geração da informação em saúde é precedida de enorme diversidade de procedimentos antes de se converter num dado público. Podendo ser: melhorar o sistema, outros procuram se desburocratizar para melhor cumprimento de metas, enquanto outros buscam, apenas, resolver problemas da falta de estrutura.

 

  • PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA: DE PONTO A PONTO, DE VILA EM VILA NA AMAZÔNIA

Descrição: Projeto de extensão com apoio do MASA e do HUJBB, com objetivo de através de desenvolvimento de tecnologias em educação popular em saúde fazer a prevenção e detecção precoce do câncer de boca no estado do Pará. Principalmente para as populações vulneráveis e expostas a sol e outros fatores de risco.

Rede social do projeto: Prevenção ao Câncer de Boca (@prevencaocancerdeboca) • Fotos e vídeos do Instagram

 

  • Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Descrição: O PMAQ-AB busca incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O principal objetivo do programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica à Saúde.

Links úteis e produtos:

https://ics.ufpa.br/index.php/pmaq

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pmaq/ciclos-do-pmaq-ab/3o-ciclo 

 

  • Avaliação e monitoramento nos serviços de saúde e no âmbito da gestão em saúde bucal

Descrição: O atual modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) é a vigilância à saúde, preconizando a integração entre ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e recuperação da saúde. A utilização de indicadores sociais e de saúde é imprescindível para as práticas de vigilância à saúde uma vez que demonstram a situação de um indivíduo ou da população e servem como instrumento de monitoramento e avaliação da qualidade, desempenho e acesso que influencia na formulação de políticas públicas. Nesse contexto, os indicadores de saúde bucal constituem uma importante ferramenta para avalição dos recursos destinados a essa área na atenção básica e para avaliação do impacto da aplicação destes recursos na população. Através de estudo ecológico com bases de dados públicas, esta pesquisa objetiva avaliar se as associações entre a condição socioeconômica de diferentes unidades federativas (UF) da Amazônia Legal com os indicadores de saúde bucal ocorrem em favor da equidade, considerando a hipótese de que estados com as piores condições socioeconômicas apresentam melhores indicadores de saúde bucal.

 

  • Odontologia Integral a Estudantes de Graduação em vulnerabilidade social

Descrição: O Projeto funciona em parceria do HUJBB e a Diretoria de Assistência Estudantil na perspectiva do atendimento odontológico integral a alunos de graduação da UFPA. Os atendimentos ocorrem no HUJBB.

 

  • Atendimento odontológico dos pacientes portadores de fissuras labiopalatais do estado do Pará

Descrição: Atendimento odontológico aos portadores de diferentes tipos de fissuras labiopalatais, para melhorar a qualidade de vida pré e pós cirúrgica destes pacientes. Se dá a partir do Mapeamento e identificação das necessidades dos Fissurados do Pará.

 

  • Programa de residência em clínica integrada (UFPA)

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Clínica Integrada do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelas professoras doutoras Liliane Silva do Nascimento e Flavia Sirotheau Correa Pontes, o qual teve sua primeira turma em 2016, com as categorias profissionais: Biomedicina, Enfermagem, Odontologia e Serviço Social.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página